quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Passo-a-passo rápido Sudoku

Sudoku é um dos passatempos mais instigantes. Ao mesmo tempo em que sua estrutura é simples, formada por uma grade de 9 linhas e 9 colunas, existe uma infinidade de combinações para cada quadrante em diferentes níveis de dificuldade.

O objetivo central do Sudoku é preencher os quadrados vazios com números entre 1 e 9, com apenas um número em cada quadrado.

Achei algumas dicas para aqueles que, assim como eu, não tem muita facilidade para completar um Sudoku inteiro. No site http://sudoku.hex.com.br/ você pode encontrar a versão completa deste tutorial.

Vamos lá?

No começo do jogo, procure buscar o número que está presente em maior quantidade e verifique as possíveis jogadas com ele, como no exemplo a seguir, em que estamos procurando possíveis locais para colocar o número "6":


Esses possíveis lugares foram encontrados ao eliminar linhas e colunas onde o "6" não pode aparecer. Se você não conseguiu visualizar isso, preste atenção na imagem seguinte onde os riscos vermelhos eliminam as possibilidades do "6" aparecer:



Após verificar as jogadas, coloque o número no local onde existe apenas uma possibilidade.


Repare que agora, podemos eliminar mais um "6". Preste atenção no "6" colocado em verde escuro.


Gostou? Com esse passo-a-passo bacana fica bem mais fácil jogar. Você pode aprender ainda mais jogando no site http://sudoku.hex.com.br/jogar/ com a versão online do jogo.

Não deixa de comentar aqui no blog sua experiência no Sudoku após essas super dicas, ok?
Divirta-se!!!


Um comentário:

  1. Puxa que joguinho mais viciante...
    Adorei e muito aprender a jogar!!!
    Estou ficando mais rapida para resolve-lo!!!
    Muito boa as dicas!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu recado! =)