quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Recorde brasileiro de maior pão do mundo no Guinness 2010


Seguindo a mesma linha do post anterior, o recorde brasileiro que está no livro Guinness World Records 2010 de hoje é o de maior pão do mundo!

Nada melhor do que comer um pãozinho logo cedo com um café quentinho feito na hora. Delícia, não? Imagina você chegar à sua cozinha e ver um pão de 1,5 tonelada para seu lanche matinal? Eu acharia ótimo! Só não saberia por onde começar a comer.

Para a massa desse pão (que não é de Itu, mas sim de Curitiba/PR, evento organizado por Joaquim Gonçalves, presidente do Sindicato da Panificação do Paraná) foram utilizados os seguintes ingredientes:

- mil quilos de farinha de trigo
- 1.440 ovos
- 40 quilos de fermento
- 100 quilos de açúcar
- 20 quilos de sal
- 40 quilos de margarina
- 40 quilos de leite em pó
- 02 quilos de lecitina de soja
- 02 quilos de extrato de malte
- 04 litros de azeite de oliva
- 320 litros de água


Foi criada uma espécie de linha de produção, onde cada equipe era responsável por uma etapa do preparo. Algumas pessoas quebravam os ovos e juntavam à farinha, outras batiam a massa. Depois de algumas horas, já com toda a massa sovada e em forma de zig-zag na forma, o pão de 19,2 x 2,95 metros entrou no forno e saiu depois de 1 hora e meia, gerando enorme expectativa.

O evento foi um sucesso, já que além de superar a Polônia, que tinha o recorde desde 2001, crianças e adultos que estavam no local puderam saborear o maior pão do mundo, assim como instituições carentes, que o receberam ainda quentinho no mesmo dia.

Assim como os passatempos COQUETEL, o maior pão do mundo proporcionou muita diversão e alimentou tanto o corpo quanto a alma!

FONTE: http://www.guinnessworldrecords.com/br/recent_records_3.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado! =)