segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A volta dos jogos de tabuleiro


Os games de hoje estão cada vez mais sofisticados ao compararmos com os bons e velhos jogos de tabuleiro. Os jogos de ontem nos proporcionavam diversão sem a necessidade de utilizarmos grandes recursos tecnológicos.

Desde os anos 1990, há uma forte tendência em retomar os criativos jogos de tabuleiro. A onda do momento são os chamados “German games”, sendo Settlers of Catan o de maior destaque. São jogos dinâmicos, o que permite ganhar cada partida de um jeito diferente, incentivando o jogador a experimentar novos caminhos em suas táticas.

Settlers of Catan já é considerado um clássico, com notoriedade dentro e fora da Europa. Nesse jogo, colonos disputam o domínio de uma ilha construindo assentamentos, estradas e cidades. Os jogadores devem decidir cuidadosamente onde construir, pois os terrenos permitem a exploração de recursos diferentes. E o que o não foi produzido, o jogador terá que fazer trocas com os outros.

Os “jogos alemães” combinam raciocínio com ótima jogablidade, desafios e muita diversão. Diversos sites perceberam tamanho sucesso e fizeram suas versões online. No Brasil temos algo semelhante no site colaborativo Ilha do Tabuleiro, onde inclusive se pode comprar títulos oferecidos por jogadores locais. Eles também têm Twitter @ilhadotabuleiro.

Para conhecer mais o universo dos jogos de tabuleiro, visite o portal Board Game Geek aqui. O site é em inglês, mas vale a pena conferir, pois tem tudo e mais um pouco sobre o tema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado! =)