segunda-feira, 21 de março de 2011

As diretas infantis no aprendizado

Ninguém nasce sabendo de tudo. Durante toda vida passamos diariamente por processos de aprendizado, porém são durante a infância e adolescência que nossas bases, para quase toda nossa existência, serão formadas; é quando nossa capacidade de aprender está aflorada e rapidamente somamos conhecimento à nossa mente. Por esse motivo, hábitos como ler e responder palavras cruzadas devem fazer parte das atividades educativas – e, porque não, da diversão – das crianças e adolescentes. Em conjunto com os videogames, os programas na TV, as bonecas, bolas de futebol e outros, as diretas infantis cumprem o papel de entreter e, muitas vezes, despertar e desenvolver certas habilidades. Assim como a leitura desenvolve a capacidade de interpretação e o raciocínio, brincar de boneca dá asas à imaginação e praticar esportes desenvolve a agilidade, estratégia e formas de trabalhar em grupo.

Nessa mesma linha, estimular a prática de responder palavras cruzadas ajuda na expansão do vocabulário, dos conhecimentos gerais e em uma melhor desenvoltura na leitura. Ajuda, sobretudo, em uma observação mais apurada do que nos rodeia e na construção de análises críticas e diferenciadas. Tudo isto exercita o cérebro de forma simples, divertida e educativa, que deve ser apresentada à rotina infanto-juvenil tanto em casa, pelos familiares, quanto na escola, pelos professores, coordenadores e pedagogos.

Por Mariany Carvalho

2 comentários:

  1. Oi, Mary. Tudo bom?
    Muito bom o texto, como sempre.
    Olha só...Creio que a mente é como qualquer outro músculo do corpo humano: precisa ser exercitada para que se expanda. Mas ninguém consegue fazer flexões com o cérebro; portanto, o modo de exercitá-lo está na leitura, escrita e no filosofar. Entretanto, essas práticas podem não ser muito prazerosas para quem está iniciando o processo do pensamento: as crianças. Desta maneira, concordo que as palavras cruzadas são indiscutivelmente uma forma de educar o cérebro ao raciocício, vocabulário e, claro, à diversão.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Comprovadamente uma atividade que ajuda a estimularmos nosso cérebro. Ter a atividade como hábito pode trazer muitos benefícios práticos ao dia-a-dia como para vida. Parabéns pelo post! ;)

    ResponderExcluir

Deixe seu recado! =)