terça-feira, 22 de julho de 2008

Vivendo de Palavras Cruzadas

Conheça Will Shortz, o homem que ganha a vida fazendo palavras cruzadas!



Sentado em frente ao computador, num escritório mais parecido com uma biblioteca, Will Shortz combina palavras, expressões e até pequenas frases. Olha de novo para o que acabou de criar e muda um ou outro ponto. É ele quem, desde 1993, cria as cruzadinhas do New YorK Times, incluídas entre os passatempos mais difíceis do mundo. A profissão de Shortz é única: ele tem diploma de enigmista pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Ajuda diariamente a alimentar o vício de 50 milhões de americanos por palavras cruzadas. Sua história e sua forma de trabalhar viraram o documentário Wordplay, dirigido por Patrick Creadon.


Criar palavras cruzadas é parte da vida de Shortz desde a adolescência. Vendeu suas primeiras criações para a revista Venture aos 14 anos. E não parou mais. Terminou a faculdade de Direito, mas nunca foi advogado. Dirigiu por 15 anos a revista Games, de jogos e diversão. Criou, em 1982, o Campeonato Mundial de Passatempos e também participa de um programa semanal de rádio. Mas foi no New York Times que realmente se tornou conhecido. Até o ex-presidente Bill Clinton afirmou ser fã de Shortz. Clinton preenche as cruzadas de domingo. O nível de dificuldade do passatempo aumenta a cada dia da semana, de forma que todos os leitores possam completar o jogo. Clinton, por sinal, faz parte de uma das cruzadinhas preferidas de Shortz. No dia da eleição de Clinton contra o senador Bob Dole, em 1996, a cruzada publicada no jornal tinha como uma das charadas principais "A manchete do jornal de amanhã". A resposta parecia ser "Clinton eleito". Mas, para forçar a ambigidade, também cabia a frase "Bob Dole eleito", com palavras verticais que deixavam o leitor em dúvida.

O vício por passatempos é tamanho que Shortz coleciona revistas e livros antigos com todo tipo de jogo. Sua biblioteca soma mais de 20 mil volumes que contam a história das várias formas de diversão. Seu volume mais antigo data de 1545 e o mais raro é o primeiro exemplar do primeiro livro de palavras cruzadas lançado no mundo, em 1924.


Veja a versão completa da reportagem veiculada na revista Época em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG74769-6014,00-ELE+MATOU+A+CHARADA.html.


Copyright © 2008 - Editora Globo S.A.
Fotos: Kathy Willens/AP e Win Mc Namee/AP

Um comentário:

  1. Will Shortz está de Parabéns, faz hoje 56 anos!

    Só uma pequena nota:
    Não tenho o diploma de "enigmista" mas também ganho a vida fazendo Palavras Cruzadas!...
    ;-)

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu recado! =)