quarta-feira, 2 de julho de 2008

Como as primeiras palavras se cruzaram

Você já pensou como nasceu a popular cruzadinha que você adora fazer pra passar o tempo? Então não é o único.

O jogo de palavras cruzadas nasceu em 1913, nos Estados Unidos, feito pelo jornalista Arthur Wynne, que na época trabalhava no jornal norte-americano "The New York World".

Conta a história que um dia pediram a Arthur que elaborasse um jogo de palavras diferente dos já conhecidos na época, ele então lembrou-se de um jogo que costumava jogar quando criança, chamado "quadrados mágicos", que apareceu na Inglaterra no século XIX, e era impresso em livros infantis e periódicos, para criar o jogo Word-Cross Puzzle, que então virou Cross-Words e mais tarde passou a se chamar Crosswords. (O jogo de palavras-cruzadas que ilustra esse texto é uma reprodução da criação original de Wynne)

Rapidamente o jogo se popularizou e as Palavras Cruzadas ou cruzadinhas, como conhecemos aqui, eram publicadas todos os domingos no periódico.

Público conquistado, as palavras cruzadas viraram mania em todo país; praticamente todos os jornais americanos publicam diariamente um diagrama delas. Os Estados Unidos são o país que mais consome palavras cruzadas em todo o mundo.

Já no Brasil, as “crosswords”, ou as nossas Palavras Cruzadas apareceram pela primeira vez no jornal “A Noite”, em 1925.

Em 1948, a COQUETEL lançou a primeira revista dedicada exclusivamente ao passatempo, produzida pela Editora Ediouro, de São Paulo.

Desde então, todos os passatempos, não só as palavras cruzadas, mas as outras revistas de estilo similar como criptograma (passatempo em que se descobre uma palavra por meio de símbolos, que equivalem a letras), caça-palavras, duplex e o sudoku se tornaram verdadeiras manias nacionais, estimulando o conhecimento e a inteligência.

Equipe COQUETEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado! =)