terça-feira, 21 de junho de 2011

Poesia das cruzadas

Quando se fala que com as palavras cruzadas podemos aprender de tudo, é bom acreditar. É que além delas nos ensinarem, também são fonte de inspiração, podendo resultar em – imaginem só – poemas. Um bom exemplo disto é a proposta a seguir, onde a partir das respostas corretas dadas nas diretas o poema pode ser formado.
As palavras cruzadas mostram que dessa forma também servem para comunicar, mandar informações, fazer pedidos de casamentos (sim, é possível!) ou ensinar uma língua diferente da que você utiliza. É uma ótima ferramenta de aprendizado, criação e descoberta de novos significados – muitas vezes de forma lírica, como no caso mostrado.
E então, que tal experimentar? E que tal fazer o seu próprio poema, usando perguntas e respostas diferentes, ou até mesmo uma técnica diferente? 
Resolva o dominox abaixo e monte a poesia contida no jogo.

Para resolver:
Verticais:
1. advérbio de negação. 2. HAVER, na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. 4. preposição que expressa "referência". 5. primeira vogal. 8. EXISTIR, na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo. 11. pronome possessivo de 3ª pessoa gramatical (masculino, singular). 13. rua curta e estreita, por vezes sem saída (plural). 15. lugar onde dois ou mais caminhos se cruzam (plural).

Horizontais:
3. linhas de demarcação, fronteiras. 6. a arte de fazer versos;conjunto de obras em verso, escritas numa determinada língua ou próprias de uma determinada época, de uma corrente literária. 7. conjunção adversativa. 9. (...) preciosas: valorizadas pela sua raridade e beleza, são matéria prima da confecção de jóias. 10. preposição que expressa lugar. 12. via; estrada ou qualquer faixa de terreno destinada ao trânsito. 14. conjunção aditiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado! =)