quarta-feira, 10 de março de 2010

Ken-Ken: o primo do Sudoku

Sudoku é um jogo de lógica que vem colecionando adeptos há mais de 20 anos. Para quem gosta de raciocinar através dos números, existe um jogo muito parecido, o Ken-Ken.

Ele foi criado por um japonês, o Tetsuya Miyamoto e tem as regras um pouco mais complicadas. Enquanto o Sudoku se limita em enfileirar os algarismos sem se repetir nas linhas, colunas e grupos; o Ken-ken também exige do desafiado habilidades matemáticas.

A cara do jogo

Ele é composto por um quadrado que possui certo número de linhas e colunas. Por dentro ele é divido em caixas destacadas por linhas mais escuras. Cada uma dessas caixas mostra um número e uma operação matemática no canto.


Como jogar

Os algarismos não podem ser repetidos nas linhas ou colunas e os números da caixa devem corresponder ao resultado da operação matemática indicada no canto. Por exemplo: se no canto de uma caixa de dois números vemos 20x e os algarismos vão de 1 a 6 só podem ser os números 4 e 5.


Os fãs de matemática já devem ter gostado da idéia desse jogo. E quem não é gosta tanto assim de número, pode ser uma boa maneira para torná-los mais atrativos, não?

Você pode jogar esse jogo online, clicando aqui!

Um comentário:

  1. Sensacional!!! Vocês da Coquetel são demais!!! Sou professora da rede municipal do Rio de Janeiro e tenho usado algumas de suas atividades, como Sudok e outras; Os alunos, a princípio, são resistentes em realizar as tarefas, mas depois que entendem, passam a pedir atividades deste tipo (e isso tem nos ajudado, pois o raciocínio e a concentração dos alunos tem melhorado bastante), tornou-se um vício! E como estou vendo, o Ken-Ken vem para nos auxiliar nos cálculos mentais de nossos alunos. MARAVILHOSO!!!
    Jane Peralva

    ResponderExcluir

Deixe seu recado! =)