terça-feira, 29 de julho de 2008

Campeonato de scrable em Senegal


Scrable é aquele tipo de palavra cruzada feita em tabuleiro, com pequenas peças que contém as letras do alfabeto.

Pois é, em Dakar, no Senegal, está acontecendo o 37º Campeonato Mundial de Scrable (Palavra Cruzada) em Francês.

Ao todo são mais de 600 competidores de 21 países diferentes!

Veja a matéria na integra em http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/7516920.stm.


.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Palavras-cruzadas colaborativas

Muito interessante a iniciativa de Vitor Magalhães publicada em seu blog .

As pessoas que adivinharam a palavra certa colocaram o link para os seus perfis no Flickr numa nota.

Um bom exemplo de interação inteligente.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Júri é flagrado jogando sudoku!


O julgamento de dois acusados de planejar a fabricação de anfetaminas para revenda na Austrália teve que ser suspenso depois que se descobriu que parte do júri passou a maior parte do tempo jogando o quebra-cabeça numérico sudoku.

O juiz Peter Zahra suspendeu o julgamento em Sydney depois que uma das integrantes do júri admitiu que ela e outros cinco integrantes estavam jogando sudoku para combater o tédio.

O julgamento contava com 105 testemunhas e já durava três meses!

"Mente ocupada"

A porta-voz do júri confirmou que quatro ou cinco jurados trouxeram as folhas com o jogo, tiraram cópias para jogar durante o julgamento e comparar os resultados na pausa para as refeições.

Ela admitiu que passou mais da metade do tempo do julgamento jogando sudoku. Outra jurada afirmou que apelou para o quebra-cabeça numérico para manter a "mente ocupada".
Não existe uma punição legal para os integrantes do júri flagrados jogando sudoku. Um novo julgamento deve começar nas próximas semanas, assim que um novo júri for convocado.

Quer ver a matéria na integra? Clique aqui e confira.


(fonte: BBCBrasil.com)


.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Malhando o...CÉREBRO!

Você sabia que fazer Palavras Cruzadas e Sudoku pode fazer seu cérebro aparecer até 14 anos mais novo?!

Isso é o que diz o professor Ian Robertson, do Instituto da Neurociência da Trinity College, que fica em Dublin, na Irlanda. Ele realizou um estudo a partir de 3.000 homens e mulheres, que revelou dicas para manter o cérebro afiado.

Uma delas é realizar frequentemente DESAFIOS MENTAIS, que ajudam a manter e realçar a função intelectual. É importante realizar tarefas como a resolução de um problema matemático ou a aprendizagem da história. Alternativamente, segundo Ian, você poderia juntar-se a um grupo da ação comunitário ou pegar palavras cruzadas e enigmas de Sudoku.
Outras dicas são:

Fazer EXERCÍCIOS AERÓBICOS
Manter a MEMÓRIA ativa
Aprender novas HABILIDADES
Ter uma boa ALIMENTAÇÃO
Deixar o AMOR entrar em sua vida
.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Vivendo de Palavras Cruzadas

Conheça Will Shortz, o homem que ganha a vida fazendo palavras cruzadas!



Sentado em frente ao computador, num escritório mais parecido com uma biblioteca, Will Shortz combina palavras, expressões e até pequenas frases. Olha de novo para o que acabou de criar e muda um ou outro ponto. É ele quem, desde 1993, cria as cruzadinhas do New YorK Times, incluídas entre os passatempos mais difíceis do mundo. A profissão de Shortz é única: ele tem diploma de enigmista pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Ajuda diariamente a alimentar o vício de 50 milhões de americanos por palavras cruzadas. Sua história e sua forma de trabalhar viraram o documentário Wordplay, dirigido por Patrick Creadon.


Criar palavras cruzadas é parte da vida de Shortz desde a adolescência. Vendeu suas primeiras criações para a revista Venture aos 14 anos. E não parou mais. Terminou a faculdade de Direito, mas nunca foi advogado. Dirigiu por 15 anos a revista Games, de jogos e diversão. Criou, em 1982, o Campeonato Mundial de Passatempos e também participa de um programa semanal de rádio. Mas foi no New York Times que realmente se tornou conhecido. Até o ex-presidente Bill Clinton afirmou ser fã de Shortz. Clinton preenche as cruzadas de domingo. O nível de dificuldade do passatempo aumenta a cada dia da semana, de forma que todos os leitores possam completar o jogo. Clinton, por sinal, faz parte de uma das cruzadinhas preferidas de Shortz. No dia da eleição de Clinton contra o senador Bob Dole, em 1996, a cruzada publicada no jornal tinha como uma das charadas principais "A manchete do jornal de amanhã". A resposta parecia ser "Clinton eleito". Mas, para forçar a ambigidade, também cabia a frase "Bob Dole eleito", com palavras verticais que deixavam o leitor em dúvida.

O vício por passatempos é tamanho que Shortz coleciona revistas e livros antigos com todo tipo de jogo. Sua biblioteca soma mais de 20 mil volumes que contam a história das várias formas de diversão. Seu volume mais antigo data de 1545 e o mais raro é o primeiro exemplar do primeiro livro de palavras cruzadas lançado no mundo, em 1924.


Veja a versão completa da reportagem veiculada na revista Época em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG74769-6014,00-ELE+MATOU+A+CHARADA.html.


Copyright © 2008 - Editora Globo S.A.
Fotos: Kathy Willens/AP e Win Mc Namee/AP

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Você tem um bom raciocínio lógico e quer testar seus conhecimentos?



Pois bem, aí vai mais um desafio para você:

Imagine que você está andando por uma estrada, em direção a uma cidade. Entretanto há uma encruzilhada no caminho. Lá encontram-se dois índios sentados, velhos camaradas, de tribos diferentes.

Uma das tribos é famosa por só dizer a verdade, a outra tribo por não perder uma oportunidade para mentir, e as duas, por matar os viajantes que fazem perguntas demais.

Agora que você precisa chegar à cidade rapidamente e não sabe qual índio pertence a que tribo. Como fazer para chegar a cidade e salvar sua pele? Você deve fazer uma única pergunta, para só um deles, e seguir na direção correta.

Qual pergunta você faria?

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Decifra-me ou devoro-te!


Diz a lenda que a Esfinge, uma criatura enviada por Hades a Tebas que com corpo de leão, rosto de mulher e asas de águia destruía toda a cidade e afugentava os moradores. A criatura propôs a se retirar do local se alguém conseguisse decifrar o seu enigma, porém aquele que não o decifrasse seria devorado, daí vem a famosa frase: Decifra-me ou devoro-te!

Se você gosta de desafios de lógica então você vai poder rachar a cuca para resolver um dos problemas de lógica mais antigos da humanidade. Será que você consegue resolver o enigma da Esfinge?

Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três?

terça-feira, 8 de julho de 2008

O que você faria para salvar a vida de alguém especial?

Já pensou nisso? Não? Pois é bom pensar, já que as melhores respostas vão levar kits do filme "Wall.E!" e revistas COQUETEL!

Para participar dessa, e de várias outras promoções, vá ao site de COQUETEL e explique como você salvaria a vida desse alguém tão especial, os leitores mais criativos vão se dar bem!

E como você já vai estar na página de promoções do site de COQUETEL, aproveite para participar dos outros concursos culturais e aumentar sua chance de ganhar prêmios e brindes!

Equipe COQUETEL

sexta-feira, 4 de julho de 2008



Em 1942, o famoso o jornal The New York Times começou a publicar palavras cruzadas em suas edições de domingo, ajudando a popularizá-las nos EUA. A aceitação foi tão grande que oito anos depois a publicação passou a ser diária.

Uma característica interessante do jogo do NYT é que a dificuldade aumenta conforme a semana avança: ou seja, segunda-feira é o dia das perguntas mais fáceis, sendo que as mais difíceis saem aos domingos, dia em que até o formato é diferente: de segunda à sábado o jogo tem 15 x 15 quadrinhos. Já no domingo, o jogo passa a ter 21 x 21 quadrinhos.

Desde o lançamento do tradicional passatempo no "The New York Times", o hábito de jogar palavras cruzadas enraizou-se na cultura americana de tal forma que até grandes personalidades, como astros de Hollywood e presidentes, já se declararam grandes fãs do passatempo.

Equipe COQUETEL

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Como as primeiras palavras se cruzaram

Você já pensou como nasceu a popular cruzadinha que você adora fazer pra passar o tempo? Então não é o único.

O jogo de palavras cruzadas nasceu em 1913, nos Estados Unidos, feito pelo jornalista Arthur Wynne, que na época trabalhava no jornal norte-americano "The New York World".

Conta a história que um dia pediram a Arthur que elaborasse um jogo de palavras diferente dos já conhecidos na época, ele então lembrou-se de um jogo que costumava jogar quando criança, chamado "quadrados mágicos", que apareceu na Inglaterra no século XIX, e era impresso em livros infantis e periódicos, para criar o jogo Word-Cross Puzzle, que então virou Cross-Words e mais tarde passou a se chamar Crosswords. (O jogo de palavras-cruzadas que ilustra esse texto é uma reprodução da criação original de Wynne)

Rapidamente o jogo se popularizou e as Palavras Cruzadas ou cruzadinhas, como conhecemos aqui, eram publicadas todos os domingos no periódico.

Público conquistado, as palavras cruzadas viraram mania em todo país; praticamente todos os jornais americanos publicam diariamente um diagrama delas. Os Estados Unidos são o país que mais consome palavras cruzadas em todo o mundo.

Já no Brasil, as “crosswords”, ou as nossas Palavras Cruzadas apareceram pela primeira vez no jornal “A Noite”, em 1925.

Em 1948, a COQUETEL lançou a primeira revista dedicada exclusivamente ao passatempo, produzida pela Editora Ediouro, de São Paulo.

Desde então, todos os passatempos, não só as palavras cruzadas, mas as outras revistas de estilo similar como criptograma (passatempo em que se descobre uma palavra por meio de símbolos, que equivalem a letras), caça-palavras, duplex e o sudoku se tornaram verdadeiras manias nacionais, estimulando o conhecimento e a inteligência.

Equipe COQUETEL

terça-feira, 1 de julho de 2008

Estratégias para Caça-Palavras


A melhor maneira de encontrar todas as palavras num caça-palavras é fazendo uma busca no passatempo lateralmente, (da direita para a esquerda, ou vice-versa) e procurar a primeira letra da palavra que você está procurando. Depois de encontrá-la você deve olhar as 8 letras vizinhas para ver se a letra seguinte da palavra está lá, estando lá deve-se continuar este método até que a palavra inteira seja encontrada.

Outra forma de obter bons resultados num caça-palavras é procurando letras que se destacam dentro da palavra que está sendo buscada, como geralmente a maioria dos caça-palavras utiliza letras maiúsculas (caixa alta), é mais fácil encontrar letras que aparecem mais que as outras, como por exemplo Q, O, U, X e Z.

Existe também a estratégia de procurar por letras dobradas na palavra que está sendo buscada, por que é mais fácil localizar duas letras idênticas lado a lado, do que qualquer outra combinação, dentro do emaranhado de letras que se forma num caça-palavras.

Caso uma lista de palavras não seja dada, uma boa forma de resolver rapidamente seu caça-palavras é indo linha por linha. Primeiro, todas as linhas horizontais devem ser lidas de frente para trás e vice-versa, e então deve se ler as colunas verticais.

Equipe COQUETEL