sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Scrabulous gera polêmica no Facebook


Os criadores de um aplicativo do Facebook inspirado em um clássico jogo de tabuleiro chamado Scrabble (uma espécie de palavras cruzadas), suspenderam sua oferta nos Estados Unidos por conta de um processo (o detentor dos direitos autorais desse passatempo entrou com uma ação contra o aplicativo 'pirata'), que deixou na mão os fãs desse passatempo on-line.

A Hasbro, empresa que detém nos Estados Unidos o direito do jogo de palavras cruzadas, abriu um processo contra dois irmãos indianos que criaram esse aplicativo para o Facebook. Em paralelo, a Hasbro pediu ao Facebook para bloquear o programa, mas não obteve sucesso.

Segundo a agência de notícias Associated Press, os irmãos Rajat e Jayant Agarwalla disseram em um comunicado ter concordado em bloquear o aplicativo Scrabulous nos Estados Unidos e Canadá, em consideração ao Facebook (a página pode ser processada por violar direitos autorais), mas os dois continuarão buscando uma defesa para poderem oferecer a ferramenta.

O Facebook divulgou que os Agarwalla, e não a rede social, tomaram a decisão de bloquear o aplicativo. O site de relacionamentos foi o primeiro a permitir a divulgação de aplicativos desenvolvidos por terceiros, iniciativa que foi seguida por outras redes sociais, como o Orkut.

“Ficamos surpresos com a atitude da Mattel de entrar em contato diretamente com o Facebook antes de a justiça indiana divulgar sua decisão sobre o caso. A atitude da empresa revela o tipo de prática que ela privilegia e o seu respeito ao poder judiciário", declarou Jayant Agarwalla, um dos irmãos indianos responsáveis pelo Scrabulous.

A resposta à retirada do jogo do ar foi uma onda de protestos de web. No próprio Facebook ou em blogs, internautas mostravam sua revolta contra o desaparecimento do Scrabulous e sua versão oficial, inclusive propondo boicotes à Hasbro.
Em seguida, a produtora de games Electronic Arts lançou uma versão oficial de palavras cruzadas, autorizada pela Hasbro. Mas enquanto essa alternativa registrava cerca de 15 mil usuários por dia, o Scrabulous somava 500 mil. Depois do lançamento da EA, a Hasbro processou os irmãos Agarwalla, acusando-os de violar os direitos autorais e marcas da empresa.

O Scrabulous voltou a funcionar no Facebook, com mudanças que o ajudam a se livrar de acusações que afirmam que o jogo é plágio do Scrabble, da Hasbro.

O jogo funciona agora com o nome Wordscraper, na tentativa de anular referências ao Scrabble, e usa círculos na diagramação, em vez de quadrados. Em comunicado oficial, a Hasbro declarou que irá analisar a nova situação e tomar as medidas adequadas.
A notícia da volta do Scrabulous, ou Wordscraper, começou a se espalhar e no dia seguinte milhares de membros da rede social já haviam adicionado o aplicativo.

Como a Hasbro detém os direitos do Scrabble apenas na América do Norte, o Scrabulous foi retirado do ar pelo Facebook apenas nos Estados Unidos e no Canadá, mas ainda está disponível no site Scrabulous.com.



Fonte: http://www.tecneira.com.br/?p=601

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado! =)