quarta-feira, 14 de março de 2012

Quem toparia uma competição de palavras cruzadas?



Computador enfrenta campeões de palavras cruzadas

O programa de computador Dr Fill, criado pelo engenheiro americano de software Matt Ginsberg, vai enfrentar oponentes humanos no campeonato norte-americano de palavras cruzadas. A disputa pode se tornar mais um marco no gradual processo de desenvolvimento de máquinas inteligentes, dotadas de habilidades usualmente atribuídas apenas aos humanos.

O campeonato, que será disputado em Nova York, terá 700 competidores. Dr. Fill estará lá, mas não será candidato ao troféu de campeão. Em vez disso, vai disputar partidas amistosas com seus oponentes humanos.

Será possível acompanhar os resultado por meio da conta no Twitter e outra no Facebook para Dr. Fill. O programador diz que vai tuitar os resultados das disputas durante o campeonato.

Na verdade, o programa não entende realmente as charadas. O que ele faz é pesquisar respostas numa enorme base de dados “Ele tem registradas as respostas de jogos de palavras cruzadas publicados desde 1900”, diz Ginsberg.

Mas o programa ainda não supera os humanos em 100% das partidas. O aplicativo não consegue fazer certas associações complexas que são exigidas em campeonatos.


Fonte: Revista Exame

Veja a reportagem na íntegra
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/computador-enfrenta-campeoes-de-palavras-cruzadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado! =)