segunda-feira, 2 de maio de 2011

Abstração: é preciso buscar novos significados!

Certas músicas nos lembram aromas, certas imagens nos despertam sensações, assim como algumas sensações nos trazem memórias. E é nesta sinestesia que nosso “arquivo” de experiências vai se formando. Dessa maneira, porque não trabalhar nossa abstração e associar palavras com seus significados e outras palavras de sentido semelhante?Com ajuda de formas, cores e efeitos, as palavras podem representar muito mais que meros símbolos gráficos. A palavra “frio” pode nos proporcionar visualmente essa sensação, assim como “ousadia” pode traduzir em sinais o seu conceito. É uma forma interessante de representar o intangível e deixá-lo, de certa forma, mais explícito ao olhar. Veja abaixo algumas imagens:




E o melhor de tudo é que podemos usar esses exercícios de abstração em grande parte das nossas atividades, inclusive a de responder passatempos, como as palavras cruzadas e jogos de lógica. Mas como?
Pensar novos rumos, mudar caminhos, desconstruir a rotina: tudo isso é capaz de modificar nossa visão do que já estamos tão acostumados a ver no cotidiano. Todas estas atividades exercitam o cérebro, trabalham nosso raciocínio e, principalmente, nos ajudam a encontrar a palavra tão procurada nas cruzadas ou a solução do jogo de lógica, do jogo Torto ou Sudoku. E então, que tal começar a praticar?

Imagens do Blog Design on the rocks
Texto de Mariany Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado! =)