sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Bom humor para resolver palavras cruzadas

Quem nunca se pegou quebrando a cabeça para solucionar alguma charada ou palavras cruzadas? E de repente, quando você relaxou e deixou as dicas se reunirem na cabeça. Pronto! Lá estava a solução.

Pois é, os neurocientistas modernos estão chegando à fonte desta faísca repentina. Recentemente os estudiosos da Universidade Northwestern, nos EUA, descobriram que as pessoas tinham mais chances de resolver palavras cruzadas com percepções repentinas quando estavam alegres, tendo acabado de assistir a uma pequena apresentação de comédia. Essa e outras pesquisas sugerem que o apelo das charadas vai muito além da liberação de dopamina ao encontrar uma solução.


A simples ideia de fazer um jogo de palavras cruzadas ou sudoku geralmente coloca o cérebro num estado aberto e alegre, que por si só já representa uma fuga agradável. Essa fuga torna-se ainda mais irresistível por ser incompleta e depender de uma série de fatores para o encontro da solução.

"É a imaginação, a dedução, o adivinhar; e grande parte disso acontece de forma subconsciente", afirmou Marcel Danesi, professor de antropologia da Universidade de Toronto e autor de "The Puzzle Instinct: The Meaning of Puzzles in Human Life" (O instinto das charadas: O significado das charadas na vida humana, em tradução livre). "Trata-se de você, usando sua própria mente, sem qualquer método ou esquema, para restaurar a ordem a partir do caos", afirmou Danesi. "E quando consegue, você pode se recostar e dizer: 'Bem, o resto de minha vida pode ser um desastre, mas pelo menos tenho uma solução”.


Durante quase um século, cientistas usaram charadas para estudar o que eles chamam de pensamento perceptivo, os saltos de compreensão que parecem vir do nada. As descobertas se encaixam com dúzias de experimentos ligando humores positivos a melhores resoluções criativas de problemas. "A implicação é que o humor positivo envolve um estado de atenção amplo, difuso, que é tanto perceptivo quanto visual", diz Adam Anderson da Universidade de Toronto. "Você não está apenas pensando de maneira mais ampla; você está literalmente enxergando mais. Os dois sistemas estão funcionando em paralelo", completa o cientista.

Resolver as palavras cruzadas ou algum complexo sudoku sugere que algumas das ferramentas para o trabalho estão intactas. E assim como quaisquer palavras cruzadas podem atestar, aquele estado de espírito alegre e aberto não é algo ruim de se experimentar de vez em quando.

Então, abra sua mente, deixe-se levar pelo bom humor. Voilá. As soluções virão com maior facilidade! Já experimentou? Comente. ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado! =)