quarta-feira, 24 de março de 2010

Viciados em palavras-cruzadas

Existem pessoas que são tão ligadas em Palavras Cruzadas que colocam seus quadradinhos pintados ou não em todos tipos de produtos. Encontramos alguns interessantes:

Nessa imagem não dá pala ler, mas no chaveiro está escrito "Crossword puzzle lover". Já a caneca vem com uma caneta que permite que o jogo seja completado de verdade. E um cordão para quem gosta de mostrar no peito o quanto adora esse jogo!

E para quem acha que essa é uma idéia nova, se engana. Os americanos, povo aficionado por palavras cruzadas, já criaram produtos curiosos como a inusitada meia-calça de palavras cruzadas! Olha só que imagem antiga!

Que produto diferente! Será que alguém usaria?

sexta-feira, 19 de março de 2010

Caça-Palavras do bem

A loja virtual Camiseteria, famosa por suas estampas divertidas, lançou uma que nada mais é que um jogo de caça-palavras! Para quem adora passatempos a marca já acertou aí. Só que o modelo é bem mais que isso. O jogo é composto de palavras afetuosas como "amor, carinho, cuidado" que formam na vertical a sigla AACD (Associação de Assistência a Criança Deficiente).


Essa camiseta é resultado de uma campanha da Camiseteria em parceria com a AACD, a Unique Ts. Nessa campanha eles convidaram designers a criar estampas inspiradas nessa associação para que conheçam outra ação também voltada para esse público: a Unique Types.

A Unique Tipes também é um convite da AACD a digners para que eles pensem e criem fontes especiais, inspiradas nas crianças que recebem assistência desse grupo, para usar na divulgação do projeto.

Quantas coisas boas agregadas em uma só camisa, não?


quarta-feira, 10 de março de 2010

Ken-Ken: o primo do Sudoku

Sudoku é um jogo de lógica que vem colecionando adeptos há mais de 20 anos. Para quem gosta de raciocinar através dos números, existe um jogo muito parecido, o Ken-Ken.

Ele foi criado por um japonês, o Tetsuya Miyamoto e tem as regras um pouco mais complicadas. Enquanto o Sudoku se limita em enfileirar os algarismos sem se repetir nas linhas, colunas e grupos; o Ken-ken também exige do desafiado habilidades matemáticas.

A cara do jogo

Ele é composto por um quadrado que possui certo número de linhas e colunas. Por dentro ele é divido em caixas destacadas por linhas mais escuras. Cada uma dessas caixas mostra um número e uma operação matemática no canto.


Como jogar

Os algarismos não podem ser repetidos nas linhas ou colunas e os números da caixa devem corresponder ao resultado da operação matemática indicada no canto. Por exemplo: se no canto de uma caixa de dois números vemos 20x e os algarismos vão de 1 a 6 só podem ser os números 4 e 5.


Os fãs de matemática já devem ter gostado da idéia desse jogo. E quem não é gosta tanto assim de número, pode ser uma boa maneira para torná-los mais atrativos, não?

Você pode jogar esse jogo online, clicando aqui!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Você sabe por que as palavras cruzadas são boas para o seu cérebro?

Veja o que o pesquisador Sérgio Ximenes tem a dizer sobre isso!

Certamente você já leu sobre os benefícios cerebrais da prática das palavras cruzadas. Desde a década de 90, estudos científicos vêm indicando o passatempo como uma das atividades mais simples e prazerosas destinadas a estimular as capacidades do cérebro e a prevenir o envelhecimento precoce do órgão responsável pela nossa inteligência.

Mas talvez você não tenha sido informado sobre os detalhes desses estudos e sobre a relevância deles para a sua prática pessoal. Explicaremos essas novidades em quatro passos:


1. A atividade mental
Os cientistas recomendam a realização de tarefas "cognitivamente desafiadoras", isto é, atividades mentais que ponham em teste os conhecimentos armazenados na memória e a capacidade de compreensão do mundo. As palavras cruzadas são criadas de modo que você recorra à memória, buscando fatos como nomes, palavras, expressões e informações de conhecimento geral, e recorra também ao raciocínio quando não souber as respostas, valendo-se das dicas oferecidas nas definições, do cruzamento das palavras, da intuição e da dedução.


2. O efeito imediato da atividade
Os neurocientistas pensavam que uma pessoa vinha ao mundo com um determinado número de neurônios e que perdia progressivamente essas células, em número maior na idade avançada. Portanto, a possibilidade de realizar ligações entre elas seria, de certo modo, limitada. Estudos recentes, porém, revelaram um resultado surpreendente: o cérebro não pára de criar novos neurônios, mesmo na chamada terceira idade.

As mesmas atividades a que você se dedica durante a resolução das palavras cruzadas são aquelas responsáveis pela criação de novas células cerebrais: aprender novas informações e recuperar fatos armazenados na memória. Todo jogo, na medida em que possui informações novas para você (que implicam aprendizagem) e informações já conhecidas (que implicam memorização), estará gerando esses efeitos positivos na região do seu cérebro onde novos neurônios surgem com mais frequência.

A propósito, já reparou quantas informações novas você aprende ao ler uma revista do COQUETEL?


3. A continuidade do desafio
Se essas novas células (os neurônios) e as novas ligações entre as células (as sinapses) que foram criadas não forem reestimuladas, elas "sumirão" do cérebro. Ou seja, é importante estimular periodicamente a sua mente por meio dessas atividades, se você deseja manter o benefício neurológico e intelectual da prática das palavras cruzadas.


4. A progressão do esforço mental
Não só a continuidade é importante, mas também a progressão. Como explica a psicóloga Jemima Morais Veras:

"A palavra cruzada é boa, mas se ela não cair na rotina, porque aí não tem o exercício do pensamento, você não precisa de um raciocínio lógico para resolver, não está desenvolvendo sua capacidade estratégica. Você, na verdade, está usando a memória."

Apenas reforçar as conexões existentes entre os neurônios não basta: é preciso haver a combinação perfeita entre memória e aprendizagem, para que tanto essas conexões sejam reforçadas, quanto novas células e conexões sejam criadas. Uma das maneiras de se conseguir esses efeitos é experimentar jogos de um nível acima do seu nível atual de dificuldade, caso ele tenha se tornado muito confortável. No caso do nível difícil, os jogos já são criados com esses objetivos em vista.

Portanto lembre que, não importa a idade, seu cérebro está pronto para criar novas células e novas ligações entre elas. E as palavras cruzadas são um dos meios mais simples e agradáveis de se obter esses efeitos - se você se dedicar a elas com frequência e escolher jogos que representem um desafio estimulante para o seu cérebro.