quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Palavras cruzadas na sala de aula


Fazer palavras cruzadas é um excelente modo de passar o tempo e de entreter-se. Mas, conforme nossas avós costumam dizer, os benefícios não param por aí. As palavras cruzadas podem e devem ser usadas como material didático que auxilia na aprendizagem.

Crianças, jovens, adultos, idosos... Todos podem tirar proveito do que as palavras cruzadas têm a oferecer. No caso dos pequenos, a introdução das palavras cruzadas no ambiente escolar ajuda principalmente na otimização da memória.

O estímulo ao raciocínio não é somente no campo da lingüística (escrita e fala), que proporciona um aumento significativo do vocabulário, mas também no campo da matemática. A compreensão e coordenação que o hábito de fazer palavras cruzadas possibilita são válidos para todas as disciplinas.

A educadora Amelia Hanze, da UNIFEB, escreveu no site Canal do Educador que “a utilização das palavras cruzadas como ferramenta didática procura criar oportunidades onde o desafio e a curiosidade são favorecidos, facilitando o trabalho de construção do conhecimento”. Palavras cruzadas: uma ferramenta didática bastante divertida!

2 comentários:

  1. Assinei palavras cruzadas - Letrão - não recebo as revistas, não respondem os emails; são grosseiros e debochados ao ligar-se para o SAC(?). Lamentável!!!
    Vou ver os meus direitos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo:

    Por favor, nos informe seu e-mail para que nós possamos entrar em contato com você e verificar o que está acontecendo.

    O respeito pelo nosso usuário, leitor ou não de nossas revistas, é prioridade no atendimento do SAC.

    Abr, Equipe COQUETEL.

    ResponderExcluir

Deixe seu recado! =)