terça-feira, 30 de setembro de 2008

Curiosidades sobre o Sudoku




Você já parou pra pensar em quantas grades podem ser criadas no Sudoku?

Todo jogador de Sudoku, ou mesmo os aventureiros desse passatempo sabem que cada jogo tem apenas um solução, apenas uma forma de resolvê-lo.

E então eis que surge a pergunta: E quantos jogos existem ao todo, afinal?

Esse dilema já tem uma resposta, pelo menos é o que diz um artigo publicado na revista Scientific America. E é GRANDE: 6.670.903.752.021.072.936.960 jogos (Quem souber como se diz esse número, por favor, poste nos comentários!).

O grandioso número correspondente ao número total de jogos que o Sudoku poderia ter foi confirmado diversas vezes pelos matemáticos Bertram Felgenhauer, da Universidade Técnica de Dresden (Alemanha), e por Frazer Jarvis, da Universidade de Sheefield (Inglaterra). Porém, o valor astronômico pode ser reduzido a um número pronunciável se eliminamos as repetições, ou seja, as grelhas iguais apresentadas de outro ângulo.
O resultado final de Sudokus completos e distintos cai para 5.472.730.538.

E para os que gostam de curiosidades aí vão elas:

Se você completasse um Sudoku por minuto ao longo de 100 anos de vida, não teria finalizado nem 1% do total.

A quantidade de Sudokus só não é maior porque existe a restrição dos quadrantes, além das linhas e colunas - como acontece no Quadrado Latino.

E para quem gosta de quebrar a cabeça:

Dois questionamentos ainda são insolúveis: partindo desses 5,5 bilhões de jogos prontos, quantos quadriculados podem ser propostos para serem jogados?

E qual o número mínimo de espaços que devem estar preenchidos para que aquele Sudoku tenha apenas uma solução? Para a segunda pergunta, os matemáticos acreditam que sejam necessários, no mínimo, 17 espaços preenchidos.

O que já se sabe ao certo é que a partir de 78 algarismos colocados, o Sudoku só pode ter uma solução simples.

Se você estiver se perguntando "por que um computador não faz essa conta"? Gordon Royle, professor de Matemática da Universidade do Oeste (na Austrália), concluiu que talvez seja possível estudar um quadriculado por minuto em supercomputadores, mas a pesquisa só teria fim em mais de 10 mil anos.

Se fossem computadores ainda mais poderosos, capazes de esgotar cada Sudoku em um segundo, ainda sim seriam precisos 173 anos.

Cláudio Possani, professor do Instituto de Matemática da USP, questiona como é possível então alguém criar um Sudoku do zero.

"É uma pergunta que eu tenho muita curiosidade de saber, mas nunca li nada a respeito", diz Possani.

Hegel Braga, diretor de operações da Coquetel, afirma que os jogos da sua empresa são feitos por uma equipe própria, não por computadores, como é a maioria dos Sudokus jogados no mundo todo.

Seria a equipe de COQUETEL composta por mestres "sudókas" ou alienígenas?

5 comentários:

  1. seis sextilhões, seiscentos e setenta quinquilhões, novecentos e três quadrilhões, setecentos e cinqüenta e dois mil trilhões, vinte e um bilhões, setenta e dois milhões, novecentos e trinta e seis mil e novecentos e sesenta. \o/

    ResponderExcluir
  2. Muiot bom esse post, me ajudou em um trabalho escolar HAEHAEUA sem falar que eu adoro resolver sudoku D:

    ResponderExcluir
  3. muito bom!!!!!
    adorei me ajudou muito em um trabalho!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ai ai me ajudou num trabalho de verdade.Aula de matemática, OBVIO!!

    ResponderExcluir
  5. adorei esse blog tbm me ajudou no trabalho escolar!!!!!!!!ameiiiiii...

    ResponderExcluir

Deixe seu recado! =)