segunda-feira, 30 de junho de 2008

O Sudoku ganha o Mundo


Os jogos numéricos são mais populares no Japão que palavras-cruzadas e caça-palavras, que não funcionam bem na língua japonesa. Assim sendo em 1984, a Nikoli, maior empresa japonesa de quebra-cabeças, descobriu o number place e decidiu levá-lo ao Japão, batizando-o de Sudoku, nome que atravessou fronteiras. Em 1986, depois de alguns aperfeiçoamentos no nível de dificuldade e na distribuição dos números, o sudoku tornou-se um dos jogos mais vendidos do Japão.

Apesar de toda a popularidade no país do sol nascente, o sudoku não conseguiu atrair a mesma atenção no Ocidente até o final de 2004, quando Wayne Gould - um juiz aposentado de Hong Kong, que também era fã de quebra-cabeças e programador de computador - viajou a Londres para convencer os editores do The Times a publicar o sudoku. Gould havia criado um programa de computador que gerava jogos de sudoku com vários níveis de dificuldade e não estava cobrando nada por ele. O Times decidiu arriscar e no dia 12 de novembro de 2004 publicou seu primeiro sudoku.

No Brasil a primeira revista de passatempos a apostar no Sudoku foi COQUETEL, que publica o jogo desde o início de 2005, distribuindo ainda essa diversão a diversos parceiros, como dezenas de jornais e revistas espalhados por todo país.

Você sabia que pode jogar Sudoku online no site de COQUETEL clicando aqui?

Equipe COQUETEL
(Fonte: Wikipedia/Sudoku)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado! =)