quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Cruzada dos Blogs II - A evolução

Você ainda se lembra do primeiro portal do Terra ou do primeiro provedor privado brasileiro? Ou ainda: sabe qual personagem “destruiu” a página do youtube e acabou se transformando e um dos maiores virais deste ano? Assim como tudo na vida, a cruzada dos blogs evoluiu.

Na Cruzada dos Blogs II você vai poder testar seus conhecimentos sobre a história da web, ferramentas e acontecimentos das mídias sociais e, é claro, alguns blogs que merecem destaque.


Alguns desafios que você vai conferir nesta cruzada:

- Qual o nome da brincadeira que consiste em fazer uma tarefa e desafiar outros a fazer o mesmo. Dica: acabou gerando a maior discussão em torno do ranking do Blogblogs com 4 letras.
- Qual o nome de um dos maiores blogs de contos de terror brasileiro? Dica: contrário de água-viva.
- Que estado brasileiro é líder em buscas pelo termo sexo no Google? Dica: região Norte.


Então, mãos à obra, pois agora é só jogar e se divertir (não precisa de cadastro, login, nada disso). Confira a sua pontuação ao final e desafie seus amigos!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sudoku para jogar com Hashis

Vai chegando a hora do almoço e o estômago começa a chiar. Que tal uma comida japonesa?
O site Game Relax criou uma opção para agregar o desejo de comer sushi e se divertir com o jogo Sudoku.


Você pode jogar o sudoku tradicional com números, com caracteres especiais japoneses ou com os próprios ícones de sushis, philadélfia...



A brincadeira é tão saborosa que vem com dicas de como se comer com um Hashi, logo no menu de entrada - que por acaso é um cardápio.
Para o apetite ser totalmente saciado, só ficou faltando um pouquinho de wasabi para o jogo ficar ainda mais apetitoso.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Palavras cruzadas com uma pitada de tecnologia

Resolver palavras cruzadas no bom e velho papel, como as que vêm em encartes de jornal e também nas revistas impressas por COQUETEL, continua sendo um hábito de muitos brasileiros. No entanto, amantes da tecnologia já têm sua própria forma de aliar tecnologia e as cruzadinhas.



O editor do blog The iPhone Blog escreveu um post fazendo comparativo entre dois aplicativos vendidos na iTunes App Store que armazenam palavras cruzadas de diversas fontes. Essas fontes variam desde sites só sobre o assunto até palavras cruzadas de grandes jornais americanos.

O autor explica a fixação por fazer palavras cruzadas como sendo uma forme de diversão que se adapta à nossa disponibilidade de tempo: “Eu amo ter as palavras cruzadas no meu smartphone porque é um ‘joguinho rápido’ perfeito: você pode gastar dois minutos ou vinte minutos jogando”.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Tirando onda no Guinness World Records

Rico de Souza garantiu seu lugar na história e no Guinness World Record mais uma vez.

No último dia 18 de novembro o surfista brasileiro quebrou seu próprio recorde de 2006 e surfou em uma prancha de 9,16m e que pesa 100kg na Praia da Macumba na cidade do Rio de Janeiro.

"Surfar essa gigantesca prancha foi o meu grande desafio deste ano. Na verdade, o meu objetivo era tentar quebrar o recorde no dia 22 de novembro no Petrobras Longboard Classic, mas devido a um forte swell que entrou, eu tive que cair na água antes para treinar. Durante esse treino eu consegui ficar por pelo menos dez segundos sobre a onda - e assim, estabelecer um novo recorde."


Rico já está no Guinness World Record 2009 por liderar 84 surfistas em Santos, litoral paulista, no recorde de mais surfistas numa mesma onda.

Tá aí um recordista brasileiro irado brother!

Fonte: O Globo e Blog do Rico de Souza

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Palavras cruzadas na sala de aula


Fazer palavras cruzadas é um excelente modo de passar o tempo e de entreter-se. Mas, conforme nossas avós costumam dizer, os benefícios não param por aí. As palavras cruzadas podem e devem ser usadas como material didático que auxilia na aprendizagem.

Crianças, jovens, adultos, idosos... Todos podem tirar proveito do que as palavras cruzadas têm a oferecer. No caso dos pequenos, a introdução das palavras cruzadas no ambiente escolar ajuda principalmente na otimização da memória.

O estímulo ao raciocínio não é somente no campo da lingüística (escrita e fala), que proporciona um aumento significativo do vocabulário, mas também no campo da matemática. A compreensão e coordenação que o hábito de fazer palavras cruzadas possibilita são válidos para todas as disciplinas.

A educadora Amelia Hanze, da UNIFEB, escreveu no site Canal do Educador que “a utilização das palavras cruzadas como ferramenta didática procura criar oportunidades onde o desafio e a curiosidade são favorecidos, facilitando o trabalho de construção do conhecimento”. Palavras cruzadas: uma ferramenta didática bastante divertida!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Decoração de sala baseada em jogo clássico de palavras cruzadas

Que tal trabalhar em um empresa onde a sala de descanso para os funcionários foi totalmente decorada com o tema do jogo "Scrabble", um jogo clássico de palavras cruzadas?
Uma grande empresa financeira em Londres, pensou nisso e resolveu decorar a sala de descanso de seus funcionários visando, também, a diversão e a criatividade. Os sofás da sala servem de apoio para a montagem das palavras através dos blocos de letras - aqui representadas pelas almofadas.
Criado pela escritório de Design Stephen Reet em colaboração com a Alistar Willmot, o ambiente interativo permite que os usuários deixem mensagens para os colegas que irão descansar depois usando as almofadinhas e os sofás.

Fonte: Notícias Terra

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Palavras Cruzadas dos Simpson

Este domingo Os Simpsons foram homenageados em uma edição temática das palavras cruzadas do jornal americano The New York Times.

O editor de palavras cruzadas do jornal, Will Shortz também foi homenageado no episódio denominado 'Homer and Lisa Exchange Cross Words', que teve como uma de suas atrações um cartoon do editor. Nesse episódio, Lisa particiou de uma competição de palavras cruzadas.


quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Guinness World Records Day

Hoje, no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, nos deparamos com o stand do Museu do Surf onde encontramos a equipe do Guiness World Records exibindo alguns de seus records: a mulher com as pernas mais longas do mundo e o maior número de surfistas que pegaram a mesma onda! 

Para quem não sabe, hoje é comemorado no mundo inteiro o Guiness World Records Day.
De acordo com o Guinness Book, no ano de 2005, o Guinness World Records realizou seu primeiro Dia dos Recordes em 09 de Novembro. O evento fez tanto sucesso que passou a fazer parte do calendário. O segundo GWR Day, ocorreu em 9 de novembro de 2006 e ano passado foi comemorado no dia 08 de Novembro.

Tiramos uma foto da dona das pernas mais longas do mundo, a russa Svetlana Pankratova com a estudante de Jornalismo, Renata Sampaio. Vejam só a diferença de altura (o quadril de Svetlana bate nos ombros de Renata!):


O surfista Rico de Souza, que organizou o recorde do maior número de surfistas em uma mesma onda estava na inauguração do Museu e exibiu uma nova prancha, com a qual tentará bater a própria marca no Livro dos Recordes.


Rico ganhou a homologação de sua última marca mundial. Em setembro, cem pessoas surfaram a mesma onda durante exatos dez segundos em Santos (SP).

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A sobremesa mais cara do Mundo

Pegando onda nos posts anteriores comemorativos da semana dos records, aqui vai mais um record culinário, a de sobremesa mais cara do mundo.

O Sundae Frrozen Haute Chocolate (isso mesmo, com 2 "R") custa a bagatela de 25 mil dólares (cerca de R$ 56.000) é vendido no restaurante Serendipity 3 em Nova York.

A receita leva 28 tipos de chocolate, dentre eles os 14 tipos mais exóticos, raros e, conseqüentemente, caros do mundo. Mas não é só isso que faz o preço dessa sobremesa ficar com o preço bem acima do sundae que você toma no shopping ou nas redes de fast food. Ele ainda leva 5 gramas de ouro comestível de 23 quilates e a taça também não fica de fora, ela é toda revestida com ouro comestível também. Na base da taça você ainda encontra um singelo bracelete de ouro 18 quilates com diamantes brancos.

Se você, meu querido leitor milionário, já comeu essa cara delícia, diz aí se é bom. Eu só não provei ainda pois estou de dieta pro verão.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

No Guinness World Records o maior consumo de churrasco é do Paraguai.

Todo domingo tem um churrasquinho perto da sua casa, ou na casa de um amigo, ou quem sabe até você mesmo faz naquela churrasqueirinha elétrica que você tem no apartamento. Mas, apesar dessa onda de churrasco para tudo quanto é lado, o recorde no consumo de churrasco vai para o Paraguai. E esse recorde não é falsificado, é totalmente legítimo, veja no vídeo.



O Paraguai conquistou esse título com números impressionantes tornando-se o país que registrou o maior consumo de churrasco ao ar livre no mundo. Foram 26.715 kg de carne e mais de 40 mil participantes em uma festa realizada no final do mês de outubro.
Se alguém quiser organizar um churrasco para bater esse e tornar o Brasil o maior recordista, podem nos convidar!

Fonte: UOL Mais! e Guinness World Records 2009

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Suíços tentam vaga no Guinness World Records com o maior fondue de queijo do mundo!


Tentativa de recorde reuniu 5 mil pessoas em Morges, Suiça.

Cozinheiros preparam o ’fondue gigante’. A receita exigiu 980 kg de queijo e 420 litros de vinho branco, entre outros ingredientes. O objetivo dos suíços é entrar para o livro dos recordes Guinness com o título de ’o maior fondue do mundo’.

Fonte: G1 e Guinness World Records 2009

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Criptograma no cinema.


Você pode não lembrar, mas os criptogramas são peças-chave em muitos dos grandes e recentes filmes de Hollywood.

Um lançamento do último verão americano foi a adaptação mais recente de "A viagem ao Centro da Terra", de Julio Vern,e para as telonas. A história conta que graças a um criptograma escrito por Arne Saknussemm, Axel e seu Tio Lidenbrock encontram em um vulcão a entrada para o ínicio de uma aventura no centro da Terra.

O filme Zodíaco, que conta a história real de um serial killer que dava pistas de seu paradeiro para a polícia através de, adivinhem... isso mesmo: pictogramas.

O famoso Código da Vinci, além de muitos mistérios, também conta com a participação de um pictograma a ser resolvido. Melhor ainda, o filme tem uma profissional no assunto: uma criptologista, a policial Sofie Neveu, a parceira de aventura de Robert Langdon em busca do Santo Graal.

Esses são só alguns dos mais recentes filmes que usaram essa incrível maneira de esconder mensagens secretas. E você, lembra de mais algum filme que tenha um criptograma? Diz aí nos comentários.

terça-feira, 4 de novembro de 2008



Em dia de votação e de dúvidas sobre quem vencerá na eleição americana, Obama ou Mccain, a polêmica que ficou nos EUA é sobre a divulgação subliminar do candidato Obama através das palavras cruzadas do jornal de maior circulação, o New York Times e sobre o favoritismo do jogo por alguns políticos específicos.


Desde 2005 o nome do candidato, Obama, tem aparecido constantemente nas palavras cruzadas do jornal, graças a sua conveniente alternância de vogais e consoantes. As perguntas variam de “O senador que escreveu ‘Dreams from my father’”, “Futuro senador que pronunciou o principal discurso da convenção democrática em 2004” e “Candidato presidencial nascido no Havaí”.


Quem descobriu essa polêmica foram os próprios assessores do John McCain, conforme o relatório do político.


O Times respondeu à crítica através de sua porta-voz Diane McNulty, onde alegou: “A resposta é óbvia para qualquer pessoa que faz palavras cruzadas, é porque a palavra ‘Obama’ é um nome que contém três vogais de um grupo de cinco letras, começando e terminando em vogal. Portanto, é muito mais complexo montar palavras cruzadas com a palavra ‘McCain’”.


E você, acha que houve favoritismo ao Obama, ou foi apenas coincidência como alegou o Times?