Aos pesquisadores e cientistas: larguem as pranchetas e microscópios de lado, pois não precisa de estudo para comprovar que responder palavras cruzadas é um exercício de estímulo à criatividade, pois isso é fato.
Ao contrário do que se pensa, a criatividade pode sim ser trabalhada e exercitada. Cérebro parado e ocioso raramente dará bons frutos, assim como uma pessoa com corpo sedentário dificilmente teria êxito em uma maratona. Devemos entender nosso cérebro como uma parte de nós que necessita ser cotidianamente renovada e abastecida com idéias, conhecimento e experiências. E para nos ajudar a praticar essa “ginástica cerebral”, uma série de atividades pode ser realizada: ler, desenhar, fotografar, pintar, dançar, cantar, tocar algum instrumento ou, claro, responder palavras cruzadas e outros passatempos.
Seja através do raciocínio lógico, da resolução de enigmas, da identificação e criação de formas ou de uma produção literária, nossa criatividade pode ser desenvolvida de variadas formas. Ser criativo não é exatamente um dom, mas uma característica que pode ser desenvolvida com o tempo e com certa prática, e os passatempos são ótimos exercícios que resultam em um cérebro mais bem preparado e ativo. E lembre-se: se sua busca é por desenvolvimento da criatividade, não perca tempo e comece pelas revistas Coquetel!
Por Mariany Carvalho