quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Mosaico de James Dean e Marilyn Monroe


O artista espanhol David Alvarez (http://davidalvarez.org) criou um mosaico bem criativo. Utilizando mais de 14 mil dados em um espaço de 1,5 x 2,4 metros, a obra de arte retrata os rostos dos atores James Dean e Marilyn Monroe. (via Bocaberta)

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Quebra-cabeça animal!


Dois ursos polares são as estrelas de uma campanha publicitária do Zoológico de Toronto, Canadá.

Criada pela agência Lowe Roche, a ação conta com vídeos dos mascotes em situações divertidas (tipo essa acima, onde eles tentam "ver a respiração") e quebra-cabeças criativos. O jogo tem 54 peças, é vendido por 7 dólares e o dinheiro arrecadado é destinado à preservação da espécie.

O mais legal: o puzzle é todo branco e deixa somente os olhos dos ursos à mostra!


Uma iniciativa criativa, responsável e...fofa, não é?

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Arte com caixa de cerveja



O que fazer com as caixas de cerveja vazias depois da choppada? Os estudantes da University of Applied Sciences em Detmold, Alemanha, sabem a resposta. Durante as aulas de desenvolvimento de estruturas e depois de muito trabalho no computador, eles criaram um pavilhão com 2 mil caixas de cerveja! As peças foram cuidadosamente encaixadas para causar essa impressão de grandiosidade.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Coquetel Conhecer na Megazine

Quem já viu a Megazine de hoje?

Saiu uma máteria muito legal sobre a revista Coquetel Conhecer na página 17 do caderno especial Enem.


Além de informações interessantes e depoimento de quem aprova a revista a matéria traz uma direta de geografia de "brinde".

Corra até a banca mais próxima pegue seu jornal e seu exemplar da Coquetel Conhecer Mais que já está circulando por todo país!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Sudoku em todo lugar

Mais um produto curioso para a nossa lista de objetos com estampas de puzzle. Agora é a vez do Sudoku.




É isso mesmo, uma papel higiênico de sudoku. O papel deve ser um pouco frágil para se escrever a caneta, mas é uma ótima opção para passar períodos mais longos em um cômodo que geralmente é tão pequeno, não é mesmo?

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Como desafiar virginianos


Já ensinamos a desafiar um Geminiano e agora é a vez daqueles regídos pelo signo de Virgem!


Extremamente seletivos e organizados, não vai ser qualquer tipo de desafio que vai ser aceito por um legítimo virginiano. Eles são perfeccionistas e muito focados, se você realmente quiser entrar nessa disputa se prepare para perder (a probabilidade é de 95%)








Boas pedidas são o Cruzadox ou o Numerox. Seja através das letras ou dos números, esses jogos desafiam o ponto fraco de qualquer geminiano: a capacidade de organizar perfeitamente a lista que é dada em um espaço delimitado.


Se você deixar despretenciosamente uma dessas revistas perto de alguém nascido sob essa constelação e falar despretenciosamente "Isso é impossível de organizar", pronto. Você conseguiu o que queria.












quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Café da manhã completo

Vocês lembram do nosso post sobre a réplica de Monalisa criada com copos de café? Parece que os artístas pretendem criar um lanche completo.




Maurice Bennet recriou a obra de Leonardo da Vinci através de torradas! Essa é a técnica usada há 1o anos pelo artista plástico, que usa um maçarico para torrar os pães até o ponto certo para criar suas imagens.



Foram necessárias 6 mil torradas. Inclusive o sorvete (que óbviamente não está na obra original) é feito de pãezinhos coloridos.

Qual será a próxima Monalisa a aparecer? Uma de geléia?






quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Por trás das definições

Provavelmente, no momento em que você lê este post, um homem cria palavras cruzadas em um sótão de Barreiro, cidade próxima a Lisboa, Portugual. Assim vem sendo, por vinte anos, a rotina do português Paulo Freixinho. Hoje, aos 42 anos, Paulo tem orgulho em dizer que sua profissão é de “Autor de palavras cruzadas” e que já criou mais de vinte mil passatempos.

Em entrevista, Freixinho contou um pouco de sua história e paixão pelas palavras.

Como você se tornou um criador de palavras cruzadas? Como começou essa história?
O gosto pelas palavras cruzadas surgiu por volta dos 14 anos. Comprava revistas e um dia resolvi tentar criar as minhas próprias palavras cruzadas. Mais tarde, no atelier gráfico onde trabalhei, surgiu a oportunidade de criar uma página de passatempos para uma revista sobre cinema. O atelier fechou e decidi lançar uma revista de passatempos, juntamente com um colega de trabalho. A revista levou-me até a Agência Feriaque, para a qual comecei a fazer passatempos.

Você tem outras atividades além de criar palavras cruzadas?
Sou autor de palavras cruzadas o tempo inteiro, aliás, este ano (2010) comemoro vinte anos de passatempos. Para desanuviar, tenho como hobbies a música e a pintura.

Para quais publicações você faz suas criações?
Ao longo deste tempo, criei passatempos para os principais jornais e revistas publicados em Portugal. Ainda sou do tempo da tinta da china e da máquina de escrever. De momento, crio passatempos para o Jornal Público, Jornal de Notícias, revista CARAS, revista Selecções do Reader's Digest (Seleções), revista Ponte (dirigida aos falantes da língua portuguesa em Londres), uma revista angolana, entre outras publicações.

Que desafios você encontra na criação de palavras cruzadas?
Procuro que exista sempre um equilíbrio entre o entretenimento e o conhecimento. Procuro variar o máximo possível nas palavras que utilizo, o que não é fácil quando se cria um tão grande número de passatempos e com prazos de entrega sempre muito curtos.

O que mais gosta nessa atividade?
Adoro descobrir palavras curiosas, conhecer os seus significados e ter a possibilidade de partilhar essa descoberta com as pessoas que habitualmente fazem Palavras Cruzadas.Desde que, aos 40 anos, me tornei num “leitor compulsivo”, esse prazer aumentou.

Esta pergunta foge um pouco do assunto, mas não poderia deixar de fazer a um amante da língua portuguesa. O que você achou da reforma ortográfica? Vi que aborda o assunto com certa frequência em seu blog.
Tema complicado... Tento entendê-la, tenho esse dever. Penso que tem coisas positivas e coisas negativas (ou estranhas). Não gosto da perda de alguns acentos e não gosto das duplas grafias. Acho que demorou muito tempo para que fosse posta em prática e agora parece-me um pouco "desajustada". É uma reforma ortográfica, mas as diferenças continuarão a existir entre o Português europeu e o Português do Brasil (e ainda bem!). No entanto, ajuda ter uma grafia única, por exemplo: para criar palavras cruzadas! Mas os enunciados continuarão a ter as suas diferenças.