terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Resultado da Maratona de Natal


A Maratona de Natal COQUETEL foi um sucesso. Muita gente se divertiu com passatempos temáticos desse evento tão esperado do ano.

Para aqueles que não participaram, o desafio natalino foi composto por cinco jogos, sequenciados por ordem de dificuldade: Jogo dos Erros, Caça-Palavras, Palavra Cruzada, Bomba e Roda das Esmeraldas.

O competidor precisava completar todos os jogos para fazer valer os pontos conquistados.

Os 15 jogadores com melhor pontuação serão premiados com diversos prêmios, como 01 iPod, livros do Jogo dos 7 Erros; Sudoku; Palavras Cruzadas; Caça-Palavras; Criptograma; primeira temporada de Luluzinha Teen e sua Turma; Guinness World Records 2010; livros Como Pensar; squeezes e ainda kits de revistas COQUETEL variadas.

Sem mais delongas, vamos aos felizardos?

1º lugar:
Antonio Dias/SP

2º e 3º lugar:
Arthur Dias/SP
Cleide Caprio/SP

4º a 15º lugar:
Viviane Rachid/SP
Inaldo Filho/PB
Luiz Depiné/SC
Eunice Kaminski/RS
Paulo de Lima/GO
Danielle Raissa/RJ
Renata Vasques/RJ
Tereza Oliveira/RJ
Viviane Inês/PR
José Almeida/BA
Fernanda Almeida/CE
Danielle Figueiroa/PE

Parabéns a todos que participaram. Vocês receberão os prêmios no endereço cadastrado.

No mais, a Equipe COQUETEL deseja um próspero ano novo com muita paz e saúde. Feliz 2010!!!


segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Rachando a cuca

Jogos de lógica são divertidíssimos, porém mega difíceis.

No site Racha Cuca há diversos jogos inteligentes que colocam a cabeça para funcionar de verdade, entre eles o Figuras Lógicas. Sua estrutura é parecida com a do Sudoku, parece ser super básico, no entanto, ao jogar você percebe seu alto grau de dificuldade.

O jogador deverá completar todos os espaços livres sem repetir as imagens tanto na vertical quanto na horizontal, bem como nas duas diagonais centrais. Um "X" aparecerá indicando erro, caso a imagem já tenha sido utilizada. Para limpar uma posição basta clicar nela.

A dica é utilizar as peças já presentes no puzzle para eliminar as possibilidades e descobrir onde colocar as outras logicamente.

Lembrando que para colocar as figuras nos quadrados vazios, basta clicar e arrastar para a posição desejada.

Será que alguém já conseguiu completar o nível 20? Por favor, conte-nos como!!!

Vale a pena testar! Não deixe de nos contar sua experiência, positiva ou negativa.


sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Filme “Avatar” apresenta idioma próprio


Estreia hoje nos cinemas brasileiros o tão esperado filme “Avatar”. Autoproclamado o "Rei do mundo" depois de bater recordes de estatuetas do Oscar e de bilheteria com "Titanic", James Cameron definitivamente não pensa pequeno. Uma nova prova disso é que o diretor, não satisfeito em desenvolver toda uma nova tecnologia para o aguardadíssimo "Avatar", resolveu que o filme também teria que ter um idioma próprio - e inédito - para os habitantes do planeta Pandora.

Mais do que apenas servir para dar mais realidade à trama, a expectativa do cineasta é de que a nova língua tenha uma vida além de "Avatar", como a Klingon, até hoje utilizada pelos amantes da saga "Jornada nas estrelas".

Para isso, Cameron contratou o renomado linguista Paul Frommer, da University of South California, que em 2005 começou do zero um idioma para o povo Na'vi, os seres azuis de 3 metros de altura que habitam o Planeta invadido pelos humanos. No filme, um simples "Olá. Como vai você?", vira "Kaltxì. Ngaru lu fpom srak?".

Em entrevista à revista "Vanity Fair", Frommer explica que a língua Na'vi tem um sistema sonoro perfeitamente consistente, além de gramática, sintaxe e ortografia: "Até agora temos cerca de mil palavras. Não é um vocabulário imenso, mas certamente é algo que pode ser desenvolvido e aprofundado para ser usado para conversas cotidianas". O linguista confessa que a Klingon foi, sim, uma inspiração: "Até tenho uma tradução de 'Hamlet' para Klingon na minha prateleira".

Para entender melhor os Na'vi, confira abaixo algumas dicas sobre o idioma:

- Em termos de fonologia, há toda uma classe de sons que a língua não possui, como os das consoantes “b”, “d” e “g”. Enquanto isso, são utilizados sons formados não pelo ar que sai dos pulmões, mas o que passa pela glote, algo que pode ser reproduzido como "kx", "px", e "tx".

- Os verbos são conjugados, mas não de acordo com número e pessoa. Então não existem terminações correspondentes a "eu", "tu", "ele/ela", etc. Eles são conjugados de acordo com o tempo e, em vez de se utilizarem de prefixos e sufixos, elas se baseiam em infixos. São características encontradas em algumas línguas, como a das Filipinas, onde em vez de acrescentar algo no início ou no fim do verbo, elementos são acrescentados no meio dele. Por exemplo: a raiz para "caça" é "taron", mas para dizer "caçado" você diz "tolaron", colocando o "–ol" no meio, logo após o "t".

Incrível, não? Se você for ver hoje, ou depois, não deixe de comentar o que achou do filme e principalmente da ideia de um novo idioma exclusivo para essa narrativa que promete revolucionar!!!

Por enquanto, fique com o trailer:

Trailer - Avatar from jadorelecinema on Vimeo.



FONTE: Blog do Bonequinho

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Guitarrista mais rápido do mundo é do Brasil!!!


Continuando a série de recordes brazucas no Guinness World Records 2010, o recorde de hoje é o de guitarrista mais rápido do mundo, batido por Tiago Della Vega, que entrou oficialmente no livro ao tocar a música “Flight of the Bumblebee”, de Nikolai Rimsky Korsakov, sem errar uma só nota, a inacreditáveis 320 bpm.

Confira o vídeo que mostra a saga desse recorde incrível. Os três primeiros minutos são de apresentação, mas vale a pena vê-lo até o final, pois é realmente impressionante a evolução das notas. Vale lembrar que “bpm” significa batida por minuto, ou seja, Tiago consegue tocar a uma velocidade de 320 batidas por minuto sem falha alguma.



Há quem diga que o recorde de 320 bpm também já não é mais a melhor marca de Tiago, que já subiu essa marca para 370 bpm em um programa japonês gravado neste ano. A marca ainda não foi reconhecida pelo Guinness World Records, mas já está em trânsito para virar o novo recorde mundial de velocidade com a guitarra.

"É, o recorde já foi batido. Agora só falta o vídeo vencer a burocracia do Guinness pra ser oficializado", explica Della Vega. "É um processo demorado. Leva um tempo até eles responderem ao seu pedido e informarem se o recorde é valido. Da primeira vez também levou um tempo para eles emitirem o certificado.".

Você pode ver abaixo o vídeo de Tiago batendo o recorde de velocidade fixado por ele mesmo em 2008:



No MySpace do Tiago você encontra mais informações, contatos, fotos, músicas e o mais importante: muito solo de guitarra!!!

FONTE: Portal Vírgula

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Recorde brasileiro de maior pão do mundo no Guinness 2010


Seguindo a mesma linha do post anterior, o recorde brasileiro que está no livro Guinness World Records 2010 de hoje é o de maior pão do mundo!

Nada melhor do que comer um pãozinho logo cedo com um café quentinho feito na hora. Delícia, não? Imagina você chegar à sua cozinha e ver um pão de 1,5 tonelada para seu lanche matinal? Eu acharia ótimo! Só não saberia por onde começar a comer.

Para a massa desse pão (que não é de Itu, mas sim de Curitiba/PR, evento organizado por Joaquim Gonçalves, presidente do Sindicato da Panificação do Paraná) foram utilizados os seguintes ingredientes:

- mil quilos de farinha de trigo
- 1.440 ovos
- 40 quilos de fermento
- 100 quilos de açúcar
- 20 quilos de sal
- 40 quilos de margarina
- 40 quilos de leite em pó
- 02 quilos de lecitina de soja
- 02 quilos de extrato de malte
- 04 litros de azeite de oliva
- 320 litros de água


Foi criada uma espécie de linha de produção, onde cada equipe era responsável por uma etapa do preparo. Algumas pessoas quebravam os ovos e juntavam à farinha, outras batiam a massa. Depois de algumas horas, já com toda a massa sovada e em forma de zig-zag na forma, o pão de 19,2 x 2,95 metros entrou no forno e saiu depois de 1 hora e meia, gerando enorme expectativa.

O evento foi um sucesso, já que além de superar a Polônia, que tinha o recorde desde 2001, crianças e adultos que estavam no local puderam saborear o maior pão do mundo, assim como instituições carentes, que o receberam ainda quentinho no mesmo dia.

Assim como os passatempos COQUETEL, o maior pão do mundo proporcionou muita diversão e alimentou tanto o corpo quanto a alma!

FONTE: http://www.guinnessworldrecords.com/br/recent_records_3.aspx

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

[SÉRIE] Recordes Brasileiros no Guinness World Records 2010


Verão geralmente nos remete a imagem de sol, praia, mar, e... surfistas! Para começar esta série de posts sobre recordes bazucas no livro Guinness World Records 2010, hoje entraremos de cabeça no clima praiano, já que o verão está batendo nas nossas portas, com o recorde de maior número de surfistas pegando a mesma onda.

Exatos 100 surfistas pegaram uma mesma onda, na praia do Quebra-Mar, em Santos, litoral Sul de São Paulo, em setembro do ano passado. Tal façanha foi organizada pelo surfista Rico de Souza durante o II Earthwave Festival de Surf Ecovias, evento o qual preza pela conscientização dos problemas causados pelo aquecimento global e outras questões relacionadas ao meio ambiente.

Por conta das péssimas condições do mar, somente após duas horas de tentativas mais de 170 pessoas na água tentaram superar o recorde anterior, de 84, e conseguiram, com a marca de 100.

“Fiquei muito feliz quando soube que conseguimos mais essa vitória para o surf brasileiro. Agradeço o empenho de toda a tribo do surf que compareceu no Quebra-Mar. Ano que vem estaremos novamente em Santos para tentar mais uma vez superar os limites desse esporte”, comemorou Rico de Souza após receber a notícia de confirmação da organização do Guinness World Records.

No entanto, infelizmente a gente não bateu o recorde novamente esse ano. Cento e cinco pessoas conseguiram surfar juntas na mesma onda na Cidade do Cabo, África do Sul, superando o número brasileiro. Mas tudo bem, ano que vem tem mais!

FONTE: http://www.guinnessworldrecords.com/br/recent_records_2.aspx


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Passo-a-passo rápido Sudoku

Sudoku é um dos passatempos mais instigantes. Ao mesmo tempo em que sua estrutura é simples, formada por uma grade de 9 linhas e 9 colunas, existe uma infinidade de combinações para cada quadrante em diferentes níveis de dificuldade.

O objetivo central do Sudoku é preencher os quadrados vazios com números entre 1 e 9, com apenas um número em cada quadrado.

Achei algumas dicas para aqueles que, assim como eu, não tem muita facilidade para completar um Sudoku inteiro. No site http://sudoku.hex.com.br/ você pode encontrar a versão completa deste tutorial.

Vamos lá?

No começo do jogo, procure buscar o número que está presente em maior quantidade e verifique as possíveis jogadas com ele, como no exemplo a seguir, em que estamos procurando possíveis locais para colocar o número "6":


Esses possíveis lugares foram encontrados ao eliminar linhas e colunas onde o "6" não pode aparecer. Se você não conseguiu visualizar isso, preste atenção na imagem seguinte onde os riscos vermelhos eliminam as possibilidades do "6" aparecer:



Após verificar as jogadas, coloque o número no local onde existe apenas uma possibilidade.


Repare que agora, podemos eliminar mais um "6". Preste atenção no "6" colocado em verde escuro.


Gostou? Com esse passo-a-passo bacana fica bem mais fácil jogar. Você pode aprender ainda mais jogando no site http://sudoku.hex.com.br/jogar/ com a versão online do jogo.

Não deixa de comentar aqui no blog sua experiência no Sudoku após essas super dicas, ok?
Divirta-se!!!